Criado no ano de 2005, por meio do decreto ou lei  o Parque Municipal Lagoa Azul e Gruta do Catão possui uma area de 16 Hectares e está localizado a 17 km de São Desidério no povoado de João Rodrigues. Chegando ao  Parque o visitante irá percorrer uma trilha com cerca de 3,5 km de extensão e irá contemplar lindas paisagens, além de conhecer lugares magníficos como o Cânion do Catão, a Lagoa Azul, a linda Gruta do Catão e os seus fenômenos raros.

Foto: Gleivison Costa, Cânio do Catão

Cercada por paredões de rocha calcária,  a linda Lagoa Azul, com suas águas calmas e cristalinas, mede aproximadamente  2o (vinte)  metros de profundidade. É formada pelo sistema hídrico subterrâneo do Rio João Rodrigues e é considerada um dos Cartões Postais da cidade de São Desidério – Ba.

Foto: Gleivison Costa, Mirante 1 da Lagoa Azul
Foto: Gleivison Costa, visão panorâmica da Lagoa Azul

Cercada de mistérios e fenômenos raros, a Gruta do Catão deixa os turistas e visitantes encantados com tanta beleza, um lugar surreal e que guarda uma linda história. O nome Gruta do Catão  deu-se em homenagem a Agostinho José de Lima Filho que era conhecido como Catão. Agostinho nasceu em 19 de dezembro  de 1919 e faleceu aos 37 anos no dia 13 de julho de 1957 após um passeio  que  era organizado anualmente por ele,  no dia 13 de julho com amigos e familiares  para a Gruta das Casinhas, hoje conhecida como Gruta do Catão, onde Agostinho faleceu e deixou todo um legado, quem chega  a Gruta do Catão pode perceber a presença de uma Cruz colocada ali em sua homenagem por amigos e familiares.

Foto: Gleivison Costa, Gruta do Catão

Para visitar o Parque Municipal Lagoa Azul e Gruta do Catão é necessário que o visitante esteja acompanhado com um Condutor de Turismo local credenciado junto a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério – SEMATUR .

Foto: Gleivison Costa, Gruta do Catão.