Localizado a 15 Km de São Desidério, está situado o Sumidouro do João Baio, considerado um dos fenômenos  mais raros do mundo, o Sumidouro é um fenômeno geológico que consiste em uma variação regular da vazão de água da nascente de modo que a cada intervalos de 5 minutos o volume da água aumenta cerca de 50 centimetros do nível do rio, o fenômeno pode ser registrado durante todo o ano independente da época climática.

 

 

Cercado de mistérios e uma beleza natural incontestável o Sumidouro do João Baio está localizado em meio a grandes paredões de rocha calcária que podem chegar a quase 100 metros de altura, com suas águas frias e cristalinas, deixam turistas e visitantes encantados com tanta beleza. O Sumidouro está inserido na Área de Preservação Ambiental – APA de São Desidério e dentro de uma propriedade particular, para conhecer esse fenômeno o visitante terá que pagar uma taxa aos proprietários  para que possa ter acesso ao local.

 

Para chegar ao local é necessário percorrer uma trilha com quase 1 km de extenção e está acompanhado com um condutor de turismo local credenciado junto a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR.