Observar aves é uma atividade que tem como principal objetivo, observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. O Birdwatching, assim chamado fora do Brasil, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, em grupos ou individualmente é uma atividade divertida, emocionante e que permite aos adeptos maior contato com a natureza, além de promover boa qualidade de vida e bem estar das pessoas que o praticam.

Foto: Gleivison Costa

 

Pesquisas apontam que a prática de Observar Aves ajuda a combater a depressão e a ansiedade. A Universidade de Exeter, na Inglaterra, divulgou em 2017 um estudo dizendo que as pessoas que moram em bairros arborizados e com mais aves por perto estão menos propensas a desenvolverem problemas de saúde, como o estresse. Além disso, o observador aumenta sua capacidade de atenção e estimula sentidos, como audição e visão.

Com diversas aves raras e com mais de 350 espécies já registradas no território, São Desidério vem se destacando nacionalmente e recebe observadores de todos os lugares do Brasil em busca de novas espécies, dentre estas se destacam o Peixe-Frito, Urubu-Rei, Arapaçu-de-Wagler, Murucututu, Maria-Preta-do-Nordeste entre outra diversas espécies raras que o observador pode encontrar por aqui.

Foto: Gleivison Costa

Foto: Gleivison Costa